Torta mousse de chocolate vegana


A massa:
• 1 xícara de farinha de arroz
• 1/2 xícara de óleo de côco
• 1/3 de xícara de melaço de cana
.
Misture todos os ingredientes e asse em forma untada por +- 20 min. Fique monitorando, pois é bem rapidinho. Quando der aquele cheiro de cookie pode saber que está pronto! Aí assim que esfriar você vai quebrar em pedaços e colocar nas tacinhas!
.
O mousse:
• 3 xícaras de aquefaba em neve
• 1 xícara de creme de leite de xastanha de caju
• 1 barra de chocolate amargo e vegano
.
A aquafaba nada mais é que a água do cozimento do grão-de-bico. É só cozinhar sem tempero nenhum e após pronto coar os grãos e guardar a água na geladeira. Para preparar 3 xíc em neve você vai precisar de +- 1 xíc de aquafaba. É só misturar na batedeira por +- 40 min e fica igualzinho (ou melhor) que clara em neve. Se quiser cremosidade extra você pode colocar 1/2 colher de café de goma xantana. Quando estiver em neve adicione 1/3 de xícara de açúcar demerara triturado no liquidificador ou açúcar refinado.
.
Para fazer o creme de leite de castanhas de caju você vai deixar 1 xícara de molho por uma noite ou uns 20 min de molho na água fervente. Esse processo é importante para amolecer os grãos e para retirar da casca das castanhas os antinutrientes, que não fazem mal, mas atrapalham a absorção de nutrientes. Depois do molho enxágue suas castanhas e coloque no liquidificador ou processador com +- 40ml de água temperatura ambiente e deixe bater por uns 7 minutos. Adicione água se necessário. Dependendo do liquidificador, vai ser importante desligar, mexer com a colher e depois ligar ele de novo. Está pronto o creme de leite vegetal!
.
Agora você vai misturar a aquafaba em neve + o creme de leite de caju em um bowl, adicionando aos poucos o chocolate derretido em banho maria. Aí é só colocar nas tacinhas, em cima das massas crocantes e deixar gelar.
.
Jogar nibs de cacau dá um charme extra pra receita!